segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O último olimpiano - Rick Riordan


O Último Olimpiano é o quinto livro da série Percy Jackson & Os Olimpianos, e para aqueles que ainda não conhecem a saga, temos resenhas de todos os demais livros (O Ladrão de RaiosO Mar de MonstrosA Maldição do Titã e o A Batalha do Labirinto). Então já fiquem sabendo que esta resenha tem spoiler dos demais livros, ok?
O autor da série é Rick Riordan, de 46 anos. Mora no Texas com sua esposa e dois filhos. Lecionou durante 15 anos em escolas públicas e particulares, ministrando as disciplinas de inglês e história.
O Último Olimpiano já começa explosivo! Mas vamos recapitular os últimos momentos de A Batalha do Labirinto: Cronos, o Titã – pai de Zeus, Poseidon, Hades e Quíron – é libertado do Tártaro e se apodera do corpo do semideus Luke. Assim o último “componente” para a vingança e restauro dos Titãs está concluído, agora todos os esforços serão direcionados para proporcionar a queda do Olimpo.
Mas os titãs não estão sozinhos nessa guerra contra os deuses olimpianos. Os titãs contam com a ajuda de semideuses amargurados devido seus pais não os terem reconhecido, alguns deuses menores que rechaçam justamente esse título de “menores” e monstros de todos os tipos que imaginarem (que os deuses nos livrem dos drakons… hehehe).
E no meio disso tudo, há a Grande Profecia, que aponta Percy (filho de Poseidon) como o semideus de 16 anos que irá salvar ou destruir o Olimpo.
Assim, O Último Olimpiano inicia narrando uma tentativa desesperada de segurar o avanço das tropas de Cronos rumo ao Olimpo – leia-se Empire State Building, em Nova York –Percy e Beckendorf sobem a bordo do cruzeiro marítimo mais bem equipado militarmente que muitos navios de guerra… Mas não se enganem, a intenção dos dois semideuses na verdade é afundar o navio, utilizando do poderoso fogo grego. Infelizmente essa tentativa se torna frustrada, pois no Acampamento Meio Sangue existe um espião que passa informações a Cronos. Assim, nessa derradeira ação para salvar o Olimpo, Beckendorf é morto e a ação não tem o resultado almejado.
Percy volta ao Acampamento Meio Sangue frustrado e desesperado, sem saber ao certo que caminho seguir para salvar o Olimpo. E é justamente aí que a aventura começa!
Percy conhece a família de Luke, afinal para conhecer as fraquezas e motivações de seu inimigo é necessário conhecer sua família. Também somos apresentados a diversos deuses menores – como Héstia, Morfeu -, e conhecemos também alguns titãs – Prometeu, Crio -.
Nico, filho de Hades, apresenta uma proposta extremada para ajudar Percy a salvar o Olimpo e averiguamos exatamente como Luke (filho de Hermes), Annabeth (filha de Atena) e Thalia (filha de Zeus) se conheceram.
Descobrimos o paradeiro do sumido sátiro Grover e entendemos que mesmo que saibamos o futuro de algo ou alguém, às vezes simplesmente temos que deixar que o destino cumpra seu curso.
Realmente uma viagem fantástica pela Mitologia Grega. Eu que já era fascinada, depois dePercy me apaixonei de vez! A narrativa leve e descontraída de Riordan nos transporta, nos envolvendo a cada novo desafio imposto a Percy.
Vale lembrar que a narrativa é toda feita em primeira pessoa, Percy vai nos conduzindo pela sua história, ora nos matando de rir com suas observações espirituosas, ora nos emocionando com as perdas sofridas nas batalhas.
Indico fervorosamente a série para todos que adoram uma aventura engraçada, com batalhas lotadas de ação, desfechos mirabolantes, e um toque de romance bem sutil. Boa leitura!
Mais informações sobre a série “Percy Jackson e Os Olimpianos” no site:
http://www.sobrelivros.com.br/info-percy-jackson-e-os-olimpianos-rick-riordan/
Laila Ribeiro é resenhista do Sobre Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário